
APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5902/2317175836317
ISSN2317-1758
AutoresAntônia Milena Elmiro Furtado Cid, Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa, Eden Batista Duarte,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.
Referência(s)