Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JOGO TEATRAL, INTUIÇÃO E FUNÇÃO SIMBÓLICA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2177-8841.2020v11n2.56506

ISSN

2177-8841

Autores

Onira de Ávila Pinheiro Tancrede, Robson Corrêa de Camargo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste estudo é relacionar os aspectos metodológicos dos jogos teatrais elaborados por Viola Spolin (Chicago 1906-1994) com as reflexões sobre o jogo simbólico (jeu symbolique) e o conhecimento intuitivo, tais como apresentado por Jean Piaget (1896-1980). Spolin, diretora de teatro e autora norte-americana, constituiu uma metodologia improvisacional a partir dos jogos como estruturadora da prática do ensino e apresentação de teatro para criança, jovens e adultos. Piaget, conhecido epistemólogo suíço, especializou-se no entendimento do processo de desenvolvimento cognitivo da criança. A partir desta relação Spolin – Piaget, a pesquisa analisa a função simbólica, os jogos simbólicos ([1945]), relacionando o pensamento de Jean Piaget e a prática dos jogos improvisacionais de Viola Spolin ([1963]) no desenvolvimento do pensamento intuitivo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX