CONHECIMENTOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS
2020; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35572/rle.v20i2.1851
ISSN2358-5870
AutoresKátia Bezerra do Livramento, Edmilson Luiz Rafael,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre os conhecimentos de língua portuguesa em provas de concursos públicos. A questão de investigação foi saber que tipo de leitor representa o sujeito hábil em concursos de nível médio para exercer a função de soldado da polícia militar e de técnicos em saúde? O objetivo foi analisar o tratamento teórico subjacente aos conhecimentos de leitura e interpretação de texto nas provas de língua portuguesa. O corpus de análise foi constituído de seis provas de concursos estaduais realizados na região nordeste, no ano de 2018, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe para o cargo da policia militar, e Pernambuco e Rio Grande do Norte para o cargo de técnicos em saúde. A análise, fundamentada nas concepção de leitura, letramento e avaliação, demostrou evidências sobre o tipo de leitor que as organizadoras estão avaliando para o desempenho das atividades laborais.
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