
O Espaço Pré-Universitário Popular Povo Novo: a problematização da Prática Educativa priorizando a Emancipação Humana
2020; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v6i5.1891
ISSN2525-7870
AutoresAdriana Silveira Coronel, Alexandre da Silva Borges, Vilmar Alves Pereira,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo problematiza o espaço pré-universitário a partir de conceitos da Educação Popular, tendo como pano de fundo a comunidade de Povo Novo/RS. O projeto em questão está vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS-FURG), e teve seu começo a partir da inquietação de membros comunitários já ingressantes no mundo acadêmico. Na perspectiva da Educação Popular, preconizada por Paulo Freire (2011, 2015), endossada por Gadotti (2012), Brandão (1985, 2006), Arroyo (2012) entre outros, fica respaldada uma ação educativa integral capaz de contribuir para uma formação humana, crítica, reflexiva e emancipatória. O primeiro curso pré-universitário na localidade do 3º Distrito do Rio Grande/RS (Povo Novo) pode ser visto como um campo fértil para a análise da prática educativa, onde a esperança e emancipação dos sujeitos são os princípios fundamentais, para além da transmissão tradicional dos conteúdos disciplinares.
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