
Percepções de professoras/es de português sobre sexualidade e(m) suas aulas no ensino médio
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18540/revesvl3iss4pp19001-19012
ISSN2595-4490
AutoresRodrigo dos Santos Dantas da Silva, Catarina Dallapicula,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente estudo foi realizado em 2017 e foi apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Direitos Humanos, ofertado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) entre os anos de 2016 e 2017. O mesmo configura-se na análise de percepções de professores de língua portuguesa do Ensino Médio, que atuavam em Ecoporanga /ES , e o processo educativo acerca da sexualidade por meio desta disciplina. A pesquisa em questão tende a perceber o ensino da temática transversal da sexualidade na disciplina escolar de língua portuguesa. A produção de informações aconteceu por meio da estratégia de grupo focal e um aporte teórico que compreende os conceitos de currículo, ensino acerca da sexualidade e a importância da linguagem na vida dos sujeitos. É um texto que enfatiza as vivências de profissionais de língua materna em sala de aula ao expor as angústias deles acerca do ensino da sexualidade nas escolas.
Referência(s)