
O ritmo dos conjuntos: uma experiência interdisciplinar entre música e matemática
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2020.e76008
ISSN1981-1322
AutoresMarcio Pizzi de Oliveira, Marcelo Chaves Silva, Daniel Guilherme Gomes Sasaki,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo tem como foco a criação e a avaliação pelos estudantes da aula piloto “O ritmo dos conjuntos” desenvolvida pelo grupo “Musimática”, formado por três professores de uma escola pública de Educação profissional técnica de nível médio. Esse processo começou em agosto de 2019 com o desenvolvimento de uma proposta didática integrando música e matemática. Duas turmas de primeiro ano de dois cursos técnicos distintos participaram da atividade no dia 28 de novembro de 2019. Ao final da aula foram distribuídos questionários do tipo de escalas diferenciais, que foram respondidos por 54 alunos no total das turmas. A análise quantitativa dos resultados revelou que a aula “O ritmo dos conjuntos” produziu maior interesse, motivação e engajamento quando comparada com uma aula expositiva tradicional (“aula normal”) sobre o tema, no entanto, os dados mostraram que os estudantes ainda acreditam que a aula expositiva tradicional é melhor para o aprendizado do conteúdo e da capacidade de resolver exercícios.
Referência(s)