
A internacionalização e o programa Idiomas sem Fronteiras nas universidades estaduais: desafios e transformações
2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Linguagem: Português
10.3895/rtr.v5n0.12180
ISSN2525-6475
AutoresMarluce Fagotti De Paiva, Rosângela Alves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO processo de internacionalização do Ensino Superior tem sido pauta nas discussões nas agências internacionais, exercendo grande influência nas políticas educacionais nos países, principalmente, em desenvolvimento. Nesse viés, o Ministério da Educação lança o Programa Idiomas sem Fronteiras que, juntamente com a adesão das Instituições de Ensino Superior (IES), promovem ações para incrementar a internacionalização das IES no Brasil, colocando-o na lista dos países alinhados com as políticas educacionais propostas por tais agências. Este trabalho tem por objetivo apresentar os desafios e as transformações ocorridas desde a implementação até o término do programa em duas IES públicas estaduais do Paraná, as Universidades Estaduais de Londrina e de Maringá. Para tanto, as análises são baseadas no aporte teórico do ciclo de políticas de Ball (2017) e no processo de implementações dessas políticas proposto por Adams (2014) e Hudzik (2011). Os dados apresentados neste trabalho são de cunho documental. Os resultados sugerem que o processo de internacionalização proposto pelo programa não só fomentou uma nova cultura nas universidades por meio da apropriação de novos conhecimentos, mas também promoveu a conscientização do papel das línguas estrangeiras no processo da internacionalização. Este ganho se estende à pesquisa acadêmica, que obteve novo redimensionamento no alcance das universidades globalmente.
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