
Manifesto sobre as práticas comunicativas do Greenpeace Brasil e Instituto Socioambiental em cenários de tensionamentos
2020; International Centre for Higher Studies in Journalism for Latin America; Volume: 1; Issue: 144 Linguagem: Português
10.16921/chasqui.v0i144.4262
ISSN1390-924X
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoApresentamos um artigo de natureza reflexiva e factual, em uma circunstância de emergência, que parte de investigações anteriores sobre a comunicação em rede do movimento ambiental, e de uma leitura contemporânea sobre o midiativismo socioambiental, para discutir as estratégias comunicativas frente a um cenário de ataques diretos ao trabalho realizado por organizações ambientalistas. Nesse sentido, propomos uma discussão teórica alinhada a uma pesquisa exploratória sobre as possibilidades midiativistas, ancoradas nas práticas comunicativas de dois atores sociais desse campo ambiental Greenpeace Brasil e Instituto Socioambiental, para avaliar como respondem (ou não) às afrontas governamentais. Para além de entender as transformações dos ativismos, debater as propostas atuais e propor encaminhamentos, ensaiamos o manifesto: o que resta ao midiativismo socioambiental?
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