Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A metafunção interativa em verbetes de dicionários infantis

2020; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21165/gel.v17i3.2127

ISSN

1984-591X

Autores

Thaísa Maria Rocha Santos, Antônio Luciano Pontes,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Nosso trabalho traz a análise de verbetes de dois dicionários consagrados no mercado editorial: Aurelinho. Dicionário Infantil ilustrado da Língua Portuguesa (2008) e Meu Primeiro Dicionário Houaiss (2010). Analisamos os recursos semióticos presentes em alguns verbetes dessas obras, os quais foram escolhidos tendo como base critérios que priorizassem coincidências de ocorrências entre os dois dicionários. Ao todo, foram analisados seis verbetes, sendo três de cada dicionário (canguru, caramujo e coroa), à luz da Multimodalidade e da Metalexicografia. Analisamos a Metafunção Interativa nos verbetes ilustrados, tendo como base a Teoria da Gramática do Design Visual (GDV), e observamos a organização dos verbetes dos dicionários infantis, tendo como referência as teorias da Metalexicografia, por meio de estudos de teóricos como Welker (2008). Com os resultados obtidos nesta pesquisa, percebemos que os elementos multimodais são decisivos na construção do sentido global dos textos.

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