
Contribuições para o debate sobre verdade como atividade humana na Educação em Ciências
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2020v37n3p1355
ISSN2175-7941
AutoresJoão Otavio Garcia, Lucas Albuquerque do Nascimento, Felipe Ramos Lima, Juliano Camillo,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoInspirados pela chamada apontando que “as certezas parecem ter sido postas em xeque” e “pela certeza de que a educação científica precisa considerar questões da contemporaneidade em sua prática cotidiana de pesquisa e ensino” nos propusemos a pensar que termos como realidade, certeza, verdade precisam ser postos dentro de uma perspectiva que considere o processo de desenvolvimento da humanidade em sua inerente complexidade, constante transformação e que tais termos não são frutos de uma mente isolada, mas produzidos dentro de momentos históricos concretos. Diante disso, nosso objetivo é trazer contribuições para o debate em torno da verdade na Educação em Ciências. Para isso, lançaremos mão de dois exemplos que tratam de disputas em torno de dois verbetes da enciclopédia aberta Wikipédia, a fim de ilustrar um modo a partir do qual a verdade pode ser concebida, de maneira bastante problemática. Apesar de não tratarmos especificamente de situações típicas de ensino, sob o nosso ponto de vista tais exemplos são bastante elucidativos e nos permitem extrapolar a análise e trazer reflexões para a Educação em Ciências.
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