Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contribuições para o debate sobre verdade como atividade humana na Educação em Ciências

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2020v37n3p1355

ISSN

2175-7941

Autores

João Otavio Garcia, Lucas Albuquerque do Nascimento, Felipe Ramos Lima, Juliano Camillo,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Inspirados pela chamada apontando que “as certezas parecem ter sido postas em xeque” e “pela certeza de que a educação científica precisa considerar questões da contemporaneidade em sua prática cotidiana de pesquisa e ensino” nos propusemos a pensar que termos como realidade, certeza, verdade precisam ser postos dentro de uma perspectiva que considere o processo de desenvolvimento da humanidade em sua inerente complexidade, constante transformação e que tais termos não são frutos de uma mente isolada, mas produzidos dentro de momentos históricos concretos. Diante disso, nosso objetivo é trazer contribuições para o debate em torno da verdade na Educação em Ciências. Para isso, lançaremos mão de dois exemplos que tratam de disputas em torno de dois verbetes da enciclopédia aberta Wikipédia, a fim de ilustrar um modo a partir do qual a verdade pode ser concebida, de maneira bastante problemática. Apesar de não tratarmos especificamente de situações típicas de ensino, sob o nosso ponto de vista tais exemplos são bastante elucidativos e nos permitem extrapolar a análise e trazer reflexões para a Educação em Ciências.

Referência(s)