Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A FRANQUIA STAR WARS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 22 Linguagem: Português

10.12957/e-mosaicos.2020.45268

ISSN

2316-9303

Autores

João Carlos Martini de Vargas, Letícia Azambuja Lopes,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

A ficção científica é um dos gêneros que mais influenciam a percepção e o aprendizado em relação às Ciências da Natureza no âmbito escolar, no entanto, ela também é repleta de conceitos científicos equivocados ou distorcidos. Assim, a pergunta da pesquisa é: “Será que elementos de Star Wars constituem bons recursos pedagógicos?” O objetivo da pesquisa foi explorar as possibilidades de utilizar a franquia Star Wars como estratégia pedagógica auxiliar ao Ensino de Ciências. Com caráter exploratório, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de exemplos científicos em Star Wars, relacionando-os com práticas pedagógicas a fim de buscar maneiras de o professor utilizar os filmes para fomentar discussões em sala de aula. Como resultado, a discussão da ciência em Star Wars pode criar um ambiente propício ao professor para a aplicação de conceitos científicos estudados, favorecendo o aprendizado a partir de erros conceituais onde os educadores terão a oportunidade de elucidar corretamente conceitos abstratos e de difícil compreensão.

Referência(s)