Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Literatura infantil e ideologia

2020; Volume: 7; Issue: 02 Linguagem: Português

10.29293/rdfg.v7i02.305

ISSN

2447-6536

Autores

Guilherme Gonçalves Alcântara, Aline Mariane Ladeia Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

No século XIX, a literatura infantil surge como um instrumento ideológico a serviço das classes dominantes, com a finalidade de formar indivíduos alinhados com as aspirações daquelas sociedades. Esse modelo é identificado pela construção de um conhecimento bivalente e empobrecido, por limitar-se a um pensamento polarizado que se opõe à revolução filosófica ocasionada pelo giro ontológico-linguístico. Na atualidade, ainda é possível identificar essas influências em bandeiras como, por exemplo, a da “escola sem partido”, o que conduz à discussão sobre a influência da literatura infantil no ensino universitário do direito e na formação do senso comum teórico dos juristas. A partir dessa problemática, por meio do método hipotético-dedutivo, o presente ensaio propõe uma pedagogia irônica, amparada na filosofia de Rorty, como uma poderosa e emancipatória ferramenta de ensino.

Referência(s)