Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Reflexão sobre um possível conceito de rádio minoritária

2010; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.5 nº 9 Linguagem: Português

10.4000/cp.7647

ISSN

2183-2269

Autores

Maria Inês David,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

Pretendemos com este exercício teórico fundamentar a escolha de um conceito de médio-alcance (Merton 1968) para operacionalizar um projecto de investigação sobre, concretamente, programas de rádio. Partindo da necessidade de encontrar uma designação para iniciativas no domínio dos media feitas por, para, com e/ou sobre migrantes e minorias, discutimos e refutamos conceitos frequentemente usados na bibliografia, como «ethnic minority media» (Riggins 1992) ou «diasporic media» (Georgiou 2003; Tsagarousianou 2004). Em alternativa, propomos a noção de «media minoritários», com base em discussões sobre media por vezes pensados como «secundários» (Online/More Color in the Media 2004; Dayan 1998; Sreberny-Mohammadi e Mohammadi 1994).

Referência(s)