Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CURRÍCULO-FABULAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR ENTRE-LINHAS DE FUGA

2020; Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2020v18i4p1559-1579

ISSN

1809-3876

Autores

Carlos Eduardo Ferraço, Fabiano de Oliveira Moraes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Objetiva produzir potências e agenciamentos coletivos e políticos em fabulações curriculares presentes em oficinas literárias realizadas em uma biblioteca escolar. Fundamenta-se em autores que dialogam com a fabulação deleuziana e com a perspectiva cotidianista dos currículos. A metodologia aconteceu por intermédio da pesquisa com os cotidianos em composição com a cartografia, atenta às vozes e entrelinhas dos sujeitos praticantes dos cotidianos de uma escola de Vitória-ES em pé de igualdade com os intercessores teóricos. Apresenta conversações entre leituras, literaturas, currículos-fabulações e linhas de fuga traçadas com os cotidianos, apostando em uma dimensão fabuladora para o currículo, situando-o nas dimensões dos acontecimentos, devires e nomadismos como modo de subversão das atuais políticas educacionais normalizadoras e regulatórias e de seus efeitos de diminuição da vida e extermínio da diferença.

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