
Critérios de divisibilidade à luz do ensino por atividades
2020; Volume: 15; Issue: 35 Linguagem: Português
10.37084/rematec.1980-3141.2020.n15.p209-227.id294
ISSN2675-1909
AutoresSandro Benício Goulart Castro, São João de Pirabas, Ana Kelly Martins da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta os resultados de um estudo baseado no ensino de matemática por atividades desenvolvido com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública do município de São João de Pirabas, cidade localizada no nordeste paraense, que objetivou analisar a validade de conclusões produzidas por estudantes sobre critérios de divisibilidade a partir de atividades de redescoberta. O experimento obedeceu às seguintes etapas: diagnóstico, aplicação das atividades e análise dos resultados. A análise dos resultados se deu através da comparação dos registros das observações e conclusões feitas pelos discentes ao final de cada atividade com o enunciado de alguns livros didáticos sobre tais critérios de divisibilidade. Entre os principais resultados obtidos podemos destacar o bom desempenho dos estudantes no que diz respeito às observações e conclusões que foram apresentadas no final de cada atividade, além de mostrarem-se capazes de resolver questões relativas ao assunto, que lhes foram propostas ao término da experiência. Por isso pudemos concluir que as atividades causaram impactos positivos na aprendizagem dos estudantes, ajudando-os na descoberta de regras referentes às divisibilidades por dois, dez, cinco, quatro e oito.
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