Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teologias da eucaristia na linguagem das artes visuais: Mino Cerezo Barredo e Marko Ivan Rupnik

2020; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25247/2595-3788.2020.v3n2.p353-377

ISSN

2595-3788

Autores

Márcio Luiz Fernandes, Felipe Sérgio Koller,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Este trabalho constitui uma aproximação às teologias eucarísticas expressas nas obras artísticas de Mino Cerezo Barredo e Marko Ivan Rupnik, no quadro da possibilidade que a arte porta de ser ela mesma teologia. A eucaristia se configura como tema particularmente adequado para a leitura das obras, já que arte e eucaristia, no contexto teológico, são dimensões da manifestação do invisível no visível. A metodologia segue a proposta de análise das artes visuais de Gillian Rose, adequando-a ao campo da arte sacra e fazendo-a ser precedida por uma apresentação biográfico-contextual dos artistas. Analisam-se a pintura mural do Seminário Claretiano de Magdalena del Mar, de Cerezo, e o mosaico da Capela Redemptoris Mater, de Rupnik. Notam-se três temas convergentes na teologia eucarística visual de Cerezo e Rupnik: 1) a ligação inseparável entre o lava-pés e a eucaristia; 2) a ênfase na ternura quenótica de Jesus, manifestação de Deus que se revela como amor; e 3) a centralidade temática da restauração das relações fraternas a partir da eucaristia. Como ênfases particulares de um e de outro, nota-se uma complementaridade, com Cerezo privilegiando a dimensão histórico-escatológica da eucaristia, enquanto Rupnik põe o acento na dimensão cósmica.

Referência(s)