Artigo Acesso aberto

ESTAR VIVO: APRENDER

2020; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18616/ce.v9i3.6354

ISSN

2317-2452

Autores

Fernanda Monteiro Rigue, Alice Copetti Dalmaso,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Nestes escritos, empreendemos um convite em atentar às exigências das forças que nos tomam e pedem passagem nos dias atuais. Com novos ou velhos gestos, atos, palavras, formas e conteúdos, vamos dando conta, temporariamente, de nossos anseios, sobretudo às dimensões desagregadoras a que estamos expostos, mas que, invariavelmente, permite que se crie algo novo: aprender, ao estar vivo. Estar vivo implica um processo ininterrupto de aprender, resingularizações de sentir o que se passa entre nós e os acontecimentos, convidando-nos a procurar novas formas e trejeitos de viver, experimentar a vida que se tem. Pensamos que aí - como uma onda que chega, interpela e permanece em nossas células - residirá alguma coisa fluida, atualizando processos de aprendizagens que estejam em curso: passagem rica e viva de algo novo que nasce e (se) experimenta em nós.Palavras-chave: aprender; atenção; estar vivo; experimentação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX