Artigo Acesso aberto

Documentário e memória: os usos do testemunho em Nostalgia de la luz

2020; Volume: 20; Issue: 29 Linguagem: Português

10.46752/anphlac.29.2020.3908

ISSN

1679-1061

Autores

Samuel Torres Bueno,

Tópico(s)

Political and Social Dynamics in Chile and Latin America

Resumo

Neste artigo visamos esboçar uma chave de leitura do documentário Nostalgia de la Luz, do chileno Patricio Guzmán, a partir da identificação dos possíveis usos da memória observáveis ali. Esse filme, um dos mais notórios da filmografia de Guzmán, busca interligar as atividades de três grupos que possuem o deserto do Atacama como cenário da investigação do passado: os astrônomos, os arqueólogos e as mulheres que, vasculhando aquela imensidão árida almejam encontrar os restos dos seus familiares desaparecidos pela ditadura militar no Chile. Além disso, há a presença de sobreviventes dos campos de tortura e extermínio daquele regime autoritário. Dessa maneira, os nossos propósitos são: destrinchar como o documentário trabalha com os depoimentos dos seus personagens; o que poderia significar esse trabalho da memória; quais são os sentidos plausíveis dos testemunhos da obra, e quais são as práticas memorialísticas realizadas pelo documentário

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