
O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS MENSAGENS MIDIÁTICAS VINCULADAS A CULTURA FITNESS EM REVISTAS DE BELEZA E SAÚDE?
2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.99487
ISSN1982-8918
AutoresCamila Rubira Silva, Gustavo da Silva Freitas,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPartindo do princípio que a Cultura Fitness está presente nas mídias impressas e digitais atingindo circulação social, problematizamos o que estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental dizem sobre as mensagens midiáticas estampadas em capas de revistas de beleza e saúde. Para tanto, narrativas foram produzidas a partir de um grupo focal constituído por dez estudantes de uma escola municipal do Rio Grande/RS, as quais posteriormente foram tratadas através das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, compomos dois discursos coletivos intitulados: “Negação de práticas invasivas” e “Legitimação de práticas naturais”. Neles, evidenciamos que os estudantes identificam o endereçamento de um padrão de corpo ideal culturalmente construído e projetado pelas mídias, revelando que as manifestações da Cultura Fitness adentram variados espaços atuando como conselheiras na educação dos corpos. Contudo, os mesmos consideram-se satisfeitos com a própria aparência, negando algumas práticas consideradas invasivas e legitimando outras entendidas como naturais.
Referência(s)