SOCIEDADE, O ESTADO E O AVIÃO:
1969; Volume: 31; Issue: 62 Linguagem: Português
10.47240/revistadaesg.v31i62.465
ISSN2675-2174
AutoresBruno de Melo Oliveira, Andréa Silva da Costa, Jairo de Paula Baptista,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO presente artigo visa expor uma análise embrionária sobre a interação entre sociedade civil e sociedade política no debate acerca do uso do aeroplano como ferramenta de atuação militar e de manutenção de soberania. O ano de 1911 baliza nossa reflexão por ter sido o momento no qual setores da sociedade marcaram posição diante do uso do meio aéreo pelo aparelho estatal e empreenderam esforços para viabilizar a criação da atividade aeronáutica no Brasil. Integrantes da classe política, membros da imprensa, empresários, profissionais liberais e parte do meio militar expressaram seus anseios e organizaram-se diante do impacto das transformações tecnológicas manifestadas na passagem do século XIX para o século XX, do desenvolvimento de novos meios de guerra e do acirramento das tensões e disputas fronteiriças entre os países da América do Sul. Materializando esta dinâmica, o Aero-Club Brazileiro e a Confederação Aérea Brazileira, associações fundadas no Rio de Janeiro, configuramse como importantes conexões entre frações da sociedade brasileira e o Estado.
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