Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entoação, música popular e Vanguarda Paulista

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

10.22409/1981-4062/v10i/109

ISSN

1981-4062

Autores

Ivan de Bruyn Ferraz,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Por maiores que sejam as diferenças entre os procedimentos adotados pelos músicos do movimento que ficou conhecido como “Vanguarda Paulista”, é notável, entre seus principais nomes, a adoção de um recurso em comum: a ênfase na entoação da língua falada impregnando a melodia musical. Se não se pode apontar um percurso simples entre a necessidade de renovação do campo musical e o procedimento comum adotado, podemos ao menos especular a respeito do efeito causado no ouvinte de música popular pelo uso desse recurso, sondando possíveis implicações estéticas que, talvez, nos deem ao menos uma hipótese plausível que explique a coincidência e, quiçá, nos forneça alguns elementos para que se pense a música popular brasileira contemporânea. É este o objetivo deste artigo. Para cumpri-lo, nos utilizaremos, especialmente, das reflexões a respeito da canção levadas a cabo por Luiz Tatit no campo da semiótica e das considerações de Walter Benjamin a respeito do processo de desauratização da arte.

Referência(s)