
Da migração à formatura: escola rural e analfabetismo no Município De Ituiutaba, MG, 1940-60
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; Volume: 7; Issue: 17 Linguagem: Português
10.26568/2359-2087.2020.5483
ISSN2359-2087
AutoresBetânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Elizabeth Farias da Silva, Armindo Quillici Neto,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoAnalfabetismo, ascensão econômica pela rizicultura e migração rural marcaram o município de Ituiutaba nos anos 1940–60. Este trabalho apresenta uma compreensão das inter-relações desses fenômenos pelo viés da criação de escolas rurais: o que o governo fez pela escolarização da população rural? Para responder a essa pergunta, a pesquisa se valeu de dados estatísticos, atas, relatos orais e fotografias como fontes históricas. Os resultados indicam que o governo local pode até ter feito mais investimentos na criação de escolas urbanas e rurais com recursos da agricultura; mas não bastaram para aplacar o analfabetismo. Embora a sede do município possa ter tido uma população com taxas elevadas de alfabetização, o meio rural tinha uma população de analfabetos que invertiam tais taxas.
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