Artigo Acesso aberto

Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardí­aca e reanimação cardiopulmonar

2020; Volume: 10; Issue: 59 Linguagem: Português

10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4352-4363

ISSN

2675-0244

Autores

Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa, Lissandra Corrêa dos Santos, Vitória Rodrigues Santos, Ruth Cristini Torres, Thaynara Fontes Almeida, Marcel Vinícius Cunha Azevedo,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento de discentes do curso de Enfermagem acerca da parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa realizada com alunos do último ano do curso de Enfermagem de um centro universitário do Nordeste Resultados: 200 discentes participaram do estudo, 89% eram do sexo feminino, a faixa etária mais prevalente foi 20 e 24 anos (35%), 60,5% relatam saber identificar os sintomas clí­nicos de uma PCR, 82% expressaram conhecimento sobre a conduta correta após o reconhecimento, apenas 50,5% foram assertivos quanto í s compressões torácicas na criança, 60% souberam identificar a Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular (TV) como ritmo chocável e 48,5% afirmaram que a epinefrina é a droga de primeira escolha nos casos de parada cardí­aca. Conclusão: conclui-se que ní­vel de conhecimento dos pesquisados é baixo e isso leva-os í inaptidão para o atendimento de ví­timas em parada cardiorrespiratória.

Referência(s)
Altmetric
PlumX