Belchior, leitor de John Lennon: desencanto e contracultura, vencedores e vencidos

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Espanhol

ISSN

2236-8000

Autores

Cláudio Rodrigues Coração,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Pretendemos identificar, neste artigo, de que modo o cantor e compositor Belchior, por meio da cancao “Comentarios a respeito de John” (1979, traduz as principais premissas lancadas na musica “God” (1970), de Lennon, especialmente a reflexao sobre a expressao “o sonho acabou”. A partir do dialogo entre as cancoes, tomaremos a discussao em torno de duas dualidades: desencanto/contracultura e vencedores/vencidos. Atentando-se as temporalidades especificas, abordaremos o fluxo da producao cultural midiatica dos dois artistas em consonância com tres categorias de observacao: a) o elogio da resistencia; b) o culto da esperanca; c) a nostalgia da modernidade. Palavras-chave: Belchior/Lennon; Contracultura; Temporalidade. RESUMEN En este trabajo, intentamos identificar de que manera el cantante y compositor brasileno Belchior, en su cancion “Comentarios a respeito de John” (1979), traduce las principales premisas lanzadas en la cancion “God” (1970), de Lennon, especialmente la reflexion sobre el dicho “el sueno se acabo”. Desde el dialogo entre las canciones, desarrollamos una discusion acerca de dos dualidades existentes: desencanto/contracultura y vencedores/vencidos. Tendremos en consideracion las temporalidades especificas, abordaremos el flujo de la produccion cultural mediatica de los dos artistas en consonancia con tres categorias de observacion: a) el elogio a la resistencia; b) el culto a la esperanza; c) la nostalgia a la modernidad. Palabras clave: Belchior/Lennon; Contracultura; Temporalidad. ABSTRACT In this article, we intend to identify ways through which the singer and composer Belchior, through the song Comentarios a respeito de John (1979) (Comments about John), translates the main premises of Lennon’s song “God” (1970), especially the thought on the expression “the dream is over”. From the dialogue between the songs, we adopt the discussion around two dualities: disenchantment/counterculture, and winners/losers. Regarding to specific temporalities, we are going to approach the flow of cultural production of the two artists in line with three categories of observation: a) the praise of resistance; b) the cult of hope; c) the nostalgia of modernity. Keywords: Belchior/Lennon; Counterculture; Temporality.

Referência(s)