O O PERFIL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O OBJETO ‘EQUAÇÕES’ NO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (2009 – 2019)
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 21 Linguagem: Português
10.30938/bocehm.v7i21.3341
ISSN2447-8504
AutoresRenan Marcelo da Costa Dias, Maria Alice de Vasconcelos Feio Messias, João Claúdio Brandemberg,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEsta investigação teve por objetivo caracterizar as produções científicas do tipo Relato de Experiência – relacionadas ao tema Equações – publicadas no Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) durante o período de 2009 e 2019. Para tal fim, nos debruçamos sobre os anais dos SNHM do período, bem como nos estudos de Mendes e Chaquiam (2016) e Mendes (2015) que propõe uma organização sistemática das produções brasileiras em História da Matemática em três subáreas, sejam elas: História e Epistemologia da Matemática (HEpM), História da Matemática para o Ensino (HEsM) e História da Educação Matemática (HEdM). A partir do levantamento realizado identificamos ao todo 16 produções subjacentes ao campo da álgebra – na modalidade comunicação oral – que se enquadram na subárea História para o Ensino de Matemática (HEsM), das quais 11 tratam do tema Equações, sendo 5 produções do tipo Relato de Experiência. A partir da investigação foi possível concluir que tais produções se utilizam de métodos históricos de resolução de equações para aplicá-los em sala de aula, por meio da investigação histórica desses métodos e dos matemáticos/povos que os conceberam, a partir de estudiosos prestigiados da área de história da Matemática como Ubiratan D’Ambrosio, Iran Abreu Mendes, Antônio Miguel, Luis Radford entre outros estudiosos deste objeto matemático.
Referência(s)