Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MANCALA: o uso do jogo como recurso educacional

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 1; Linguagem: Português

10.47207/rbem.v1i.10296

ISSN

2675-5246

Autores

Claudio Henrique Sales de Souza, Liliana Costa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades didáticas do jogo africano Mancala no ensino de Matemática ao nível do Ensino Fundamental. Será análisado como o uso de jogos é abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e por pesquisadores que escreveram sobre este assunto. Também serão discutidos alguns tópicos matemáticos que foram explorados em uma atividade aplicada em duas turmas do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada, onde os alunos responderam um questionário no decorrer do jogo. Através das respostas dadas pelos alunos, será discutido o potencial didático-pedagógico do Mancala, chegando à conclusão da existência de diversas potencialidades do mesmo. O presente trabalho é uma pequisa qualitativa de caráter exploratório, que foi antecedida por uma pesquisa bibliográfica.

Referência(s)