Cidadão Kane à luz das questões de gênero: voz, poder e dominação masculina

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2236-8000

Autores

Gustavo Souza, Rafaela Maiara Caetano,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Com foco no protagonista Charles Foster Kane e sua esposa Susan Alexander, este trabalho quer debater a relacao que se institui entre o masculino e o feminino em Cidadao Kane (Orson Welles, 1941). Por ser a relacao entre os generos um lugar onde se localizam as praticas sociais, observar como isso se constitui na materialidade filmica se torna relevante, bem como perceber os dispositivos narrativos para tal processo. Para isso, tomaremos como suporte teorico a discussao empreendida por Pierre Bordieu (2012) sobre dominacao masculina e sua contraposicao no pensamento de Michelle Perrot (1991), acerca da impossibilidade de exercicio absoluto do poder por um so individuo. Nossa hipotese e que a voz da personagem Susan Alexander ao mesmo tempo materializa e exterioriza a problematica relacao entre ela e Charles Foster Kane. Palavras-chave: Voz; Genero; Cidadao Kane. RESUMEN Con enfoque en el protagonista Charles Foster Kane y su esposa Susan Alexander, este trabajo debate la relacion que si instituye entre lo masculino y lo feminino en Ciudadano Kane (Orson Wells, 1941). Por ser la relacion entre los generos un lugar donde se ubican las practicas sociales, observar como esto se constituye en la materialidad filmica se vuelve relevante, asi como percebir los dispositivos narrativos para tal proceso. Para esto, tomaremos como soporte teorico la discusion emprendida por Pierre Bourdieu (2012) sobre dominacion masculina y su contraposicion en el pensamiento de Michelle Perrot (1991), acerca de la imposibilidad de ejercicio absoluto del poder por un solo individuo. Nuestra hipotesis es que la voz de la personaje Susan Alexander al mismo tiempo materializa y exterioriza la problematica relacion entre ella y Charles Foster Kane. Palabras clave: Voz; Genero; Ciudadano Kane. ABSTRACT Focusing on the protagonist Charles Foster Kane and his wife Susan Alexander, this work seeks to debate the relation that is established between the masculine and the feminine in Citizen Kane (Orson Welles, 1941). Because the relationship between genders is a place where social practices are located, observing how this is constituted in filmic materiality becomes relevant, as well as perceiving the narrative devices for such a process. For such, we will take as theoretical support the discussion undertaken by Pierre Bordieu (2012) on male domination and its counterposition in the thought of Michelle Perrot (1991), about the impossibility of absolute exercise of power by a single individual. Our hypothesis is that the voice of the character Susan Alexander at the same time materializes and externalizes the problematic relationship between her and Charles Foster Kane. Keywords: Voice, Gender, Citizen Kane.

Referência(s)