
REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/2236-7608-v25n1-11533
ISSN2236-7608
AutoresLuana Sodré da Silva Santos, Gabriela Izabel Alvarenga, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Academico em Administracao. O objetivo foi compreender como e percebida a abordagem critica na formacao do mestrando em Administracao. A pedagogia critica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia critica, incentivando os estudantes a construirem uma reinterpretacao critica da gestao e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opinioes dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira ate a terceira turma do Programa. Os resultados estao apresentados em duas categorias de analise: (a) O metodo de ensino no Mestrado Academico em Administracao, considerando as suas percepcoes quanto aos recursos utilizados para a exposicao de posicionamentos; (b) O conteudo critico no Mestrado Academico em Administracao, incluindo a insercao ao conteudo critico e as percepcoes quanto a abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que ha ainda muitas duvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porem, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os metodos e conteudo tradicionais da Administracao, evidenciando que pode ser uma contribuicao do mestrado ao enfoque critico, reflexivo e dialetico na vida dos discentes.
Referência(s)