
O "Canto do Sertão" na "Bachiana nº 4": uma perspectiva sociomusicológica
2020; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36025/arj.v7i2.21891
ISSN2357-9978
AutoresAna Judite Oliveira Medeiros, Maria Lúcia Bastos Alves, Eduardo Lopes,
Tópico(s)Diverse Musicological Studies
ResumoO artigo traz um estudo da peça Coral Canto do Sertão, da Bachiana Brasileira nº 4, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma análise intramusical (ritmos e melodias) e também extramusical, considerando os fatores externos, como características físicas do sertão nordestino, como essas são internalizadas e ressignificadas na música. O estudo desenvolveu-se a partir do exame da partitura a fim de explorá-la sob uma perspectiva crítica, indo além da própria música, sem, portanto, sair dela. Sob uma abordagem musicológica (KERMAN, 2010; LOPES, 2014), foram identificados trechos (tropos) e frases (tópicas) que conduziram o tema (AGAWU; RATTEN, 1980), sendo observados como se moviam na música a fim de conferir-lhe o título sugerido: Canto do Sertão. Considerando a episteme musicológica e o exame documental, levantamos a discussão sobre até que ponto a música, em sua linguagem, pode trazer ou estabelecer pontos de identificação com a realidade da região abordada, o sertão nordestino.
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