Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação

2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 55 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n55.18870

ISSN

1983-9278

Autores

Joe Garcia, Nicolás García,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX