
Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação
2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 55 Linguagem: Português
10.5585/eccos.n55.18870
ISSN1983-9278
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.
Referência(s)