
Agro é tudo
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rua.v26i2.8663429
ISSN2179-9911
AutoresTânia Pitombo de Oliveira, Débora Pereira Lucas Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo lança o olhar sobre a campanha institucional Agro: a indústria-riqueza do Brasil. A iniciativa, produzida e veiculada pela Rede Globo de Televisão, a partir de 2016, é marcada pela repetição diária nos espaços comerciais da grade de programação da emissora. Nesta reflexão, analisa-se os modos de significação da formulação agro como a proposta de um novo conceito, que atualiza as relações entre cidade, campo, urbano e rural. O estudo norteia-se pela Análise do Discurso, nas perspectivas de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, pensando as relações que vinculam o histórico, o ideológico e o político para um agro que, no dizer da Rede Globo, é indissociável da tecnologia, de todo o tipo de pessoas e que abrange todos os setores que movimentam a economia do país.
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