
As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior
2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Linguagem: Português
10.15628/holos.2020.10810
ISSN1807-1600
AutoresRobson Lima Palmeira, Andrezza Braga Soares da Silva, Wagner Leite Ribeiro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático a ser aplicado, notadamente no ensino remoto, durante o período de isolamento social, ocasionado em virtude da pandemia da Covid-19, bem como no contexto pós isolamento social, com a finalidade de promover a formação integral do estudante do nível superior. Focaliza o papel das ferramentas tecnológicas, sobretudo salas de aula e ambientes virtuais, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico dos discentes. Propõem-se como questões de pesquisa: “Que oportunidades de aprendizagem os professores podem propor para o período de ensino remoto? Quais estratégias e metodologias pedagógicas deveriam ser utilizadas?”. O objetivo é analisar as estratégias didáticas passíveis de serem utilizadas pelos professores de instituições de ensino superior para dar continuidade aos semestres acadêmicos de forma remota, buscando perceber na literatura o potencial de aplicação de metodologias ativas na prática docente inserida nessa nova modalidade de ensino a distância.
Referência(s)