
O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DAS REVISTAS CONTIGO! E ROLLING STONE EM RELAÇÃO A PABLLO VITTAR
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 14; Issue: 22 Linguagem: Português
10.18542/rmi.v14i22.9645
ISSN1806-0560
AutoresJulian Junior dos Santos Barbosa, Fernando Zolin-Vesz,
Tópico(s)Linguistic Education and Pedagogy
ResumoEste artigo analisa as edições n. 2.192 e 137 das revistas Contigo! e Rolling Stone, publicadas respectivamente em setembro de 2017 e janeiro de 2018. Tais revistas apresentam práticas linguísticas em relação à cantora Pabllo Vittar que parecem desestabilizar o binômio masculino-feminino, constituinte do que se convencionou denominar língua portuguesa. A construção do corpus de análise pauta-se na pesquisa documental, sendo formado por quinze excertos retirados de ambas as revistas analisadas. Os resultados sugerem que as revistas funcionam como um dispositivo pedagógico que, por meio das práticas linguísticas relacionadas a Pabllo Vittar, nos ensinam modos outros de ser e estar no mundo social. Palavras-Chave : concepção de língua; binômio masculino-feminino; dispositivo pedagógico THE PEDAGOGICAL DEVICE OF THE MAGAZINES WITH YOU! AND ROLLING STONE IN RELATION TO PABLLO VITTAR This paper analyses the editions n. 2.192 and n. 137 of Contigo! and Rolling Stone magazines, which were published respectively in September, 2017 and January, 2018. Those magazines introduce linguistic practices related to the singer Pabllo Vittar that seem to desestablish the masculine-feminine binomial, which constitutes what is considered as the Portuguese language. Results suggest that the magazines function as a pedagogical device that, among the linguistic practices related to Pabllo Vittar, teach us other ways of being and living in the social world. Keywords : concept of language; masculine-feminine binomial; pedagogical device
Referência(s)