Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de uma bancada didática de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor

2020; Volume: 21; Issue: 36 Linguagem: Português

10.31514/rliberato.2020v21n36.p131

ISSN

2178-8820

Autores

Cristiano Lucas Carlesso, Elienai Josias Brum Dutra, Josimar Souza Rosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Atualmente, muitas atividades da vida humana dependem do uso de equipamentos que operam com base nos princípios da refrigeração. Em certos casos, pode-se até dize que a própria sobrevivência humana depende de um processo de refrigeração. Assim, torna-se cada vez mais relevante, que os profissionais atuantes nessa área possuam formação para compreensão, manutenção e desenvolvimento desse tipo de sistema. O estudo apresentado neste trabalho surgiu da necessidade de estudar experimentalmente conceitos que envolvem transferência de calor, ciclos de refrigeração e termodinâmica. Nesse contexto, o objetivo geral foi construir e avaliar uma bancada de refrigeração por compressão de vapor, procurando criar experiências as quais professores possam utilizar em aulas de disciplinas envolvidas. Incialmente, a construção da bancada foi realizada, usando dispositivos comerciais, observando a premissa de um equipamento compacto. Após a construção, duas condições de ensaios foram realizadas: na primeira, a velocidade do ar no evaporador e no condensador foi 1,80 m/s; na segunda, a velocidade do ar no condensador foi 1,94 m/s enquanto, no evaporador foi 0,71 m/s. Como resultado dessa alteração paramétrica, houve queda no valor do coeficiente de performance do ciclo. De forma geral, a bancada mostrou-se útil e adequada para demonstrar, de forma didática, o funcionamento do ciclo de refrigeração por compressão de vapor. Palavras-chave: Didática. Termodinâmica. Refrigeração.

Referência(s)