Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2176-457348071

ISSN

2176-4573

Autores

Alessandra Del Ré, Rosângela Nogarini Hilário, Alessandra Jacqueline Vieira,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

RESUMO O objetivo do presente artigo é mostrar quando e de que forma a abordagem dialógico-discursiva começou a servir de base para se pensar o processo de aquisição da linguagem, no Brasil e fora dele - especialmente na França. Essa linha teórica busca analisar a fala da criança a partir dos movimentos discursivos que compreendem a relação entre a criança e o seu interlocutor (outro), levando em consideração os contextos situacionais, a dialogia, a constituição dos sujeitos no discurso etc. Portanto, a) faremos referência aos autores responsáveis por essa abordagem, em uma es, retrospectiva; b) explicitaremos os aspectos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças; e c) abordaremos os aspectos metodológicos implicados nessa perspectiva teórica. Nosso intuito é discutir não apenas esse outro olhar lançado para a linguagem da criança, mas os desafios teórico-metodológicos que essa abordagem traz para o campo de investigação.

Referência(s)