Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Ambiental na composição da vida: música e paisagem pampeana como elementos de força ativa

2020; Volume: 37; Issue: 4 Linguagem: Português

10.14295/remea.v37i4.12335

ISSN

2318-4884

Autores

Virgínia Tavares Vieira, Renata Lobato Schlee,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente estudo busca investigar que outras Educações Ambientais são possíveis a partir da música pampeana do Brasil e do Uruguai. Sustentada nos estudos de Michel Foucault e autores do campo da educação e da educação ambiental numa perspectiva do pós-estruturalismo, a pesquisa tensiona as relações entre a música e a paisagem do Pampa, a partir de duas estéticas. A Estética do frio, do músico Vitor Ramil, e o Templadismo dos músicos uruguaios Jorge Drexler e Daniel Drexler. Entre tais concepções estéticas há uma relação entre a música, a paisagem do pampa, os lugares o clima frio e temperado na formação de um modo de ser, de compor e de se tornar sujeito. Dessa forma, o presente estudo compreende a música como uma prática cultural potente capaz de contribuir num processo de educação, de (trans)formações que giram em torno das relações humano e natureza; da relações com os espaços, com as paisagens; na construção de outros modos de pensar a Educação e a Educação Ambiental.

Referência(s)