Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão

2020; Volume: 51; Issue: 3 Linguagem: Português

10.36517/rcs.51.3.d04

ISSN

2318-4620

Autores

Juarez Lopes de Carvalho Filho, Leandro Augusto dos Remédios Costa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da trajetória social e das estratégias de reprodução social de um grupo familiar fundador de uma “escola de elite” de São Luis. O caso apresentado é um exemplo de como processos de socialização e escolarização de determinados agentes sociais que compõem uma família dirigente de uma escola, são decisivos para o tipo de estratégia de distinção desta num espaço escolar e urbano estratificado, em que o modo como a escola se apresenta e os valores que defende implicam, em atrair ou não, determinadas famílias para o seu empreendimento. Os dados empíricos foram construídos através de entrevista e leitura de documentos escritos pelo próprio agente entrevistado, um dos proprietários da instituição escolar analisada. O discurso dos dirigentes da escola revela uma relação com os discursos da “escola neoliberal” que tem emergido no Brasil e no mundo, desde a década de 1970.

Referência(s)