Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Projeto Alvorada no Instituto Federal de Goiás: ressocialização de egressos do sistema prisional

2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/tear.v9.n2.a4380

ISSN

2238-8079

Autores

Priscila de Lima Gomes, Léia Adriana da Silva Santiago,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os desafios e possibilidades de ressocialização do egresso do sistema prisional, por meio do Projeto Alvorada, ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. A reintegração deve transpor os muros do presídio, priorizando a educação profissional como possibilidade de inclusão social. Assim, é imprescindível que os espaços educacionais assumam o compromisso de promover a ressocialização e, ainda, preparem essas pessoas para o mundo do trabalho. A metodologia consistiu em um processo dialético entre documentos escritos e oralidade. Foi utilizada a abordagem qualitativa com elaboração de estudo de caso, baseado na pesquisa bibliográfica do tipo documental e fontes orais. Como procedimentos de coleta de informações, utilizou-se a observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os resultados remeteram a uma lacuna na reinserção dos egressos do sistema penitenciário à sociedade. Esta pesquisa mostrou as fragilidades na execução do Projeto Alvorada no que tange à promoção da educação profissional necessária ao público. Palavras-chave: Educação profissional. Egresso do sistema penitenciário. Reinserção ao convívio social.

Referência(s)