Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Saberes da docência: leitura crítica, emancipação humana e profissional

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47149/pemo.v3i1.4290

ISSN

2675-519X

Autores

Leticia Oliveira de Souza, Katyanna de Brito Anselmo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo compreende a obra “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” de Paulo Freire (2011) analisando os construtos teóricos do autor e suas principais contribuições para formação de professores, evidenciando os saberes necessários à docência e os desafios do trabalho docente. Esse estudo desenvolve-se com base nas orientações da pesquisa bibliográfica, com técnicas de leituras sistematizadas. Como resultados preliminares tem-se a compreensão de que o docente necessita, alicerçar-se em três pilares da formação: o ensino, pesquisa e extensão, que envolvem o avaliar, intervir e fundamenta-se nos saberes epistemológicos da docência. A prática de ensino configura-se em sua complexidade, muito distante da premissa de ensinar, enquanto “dom” ou com bases na asserção contemporânea do “notório saber da docência”. Freire (2011) contribui substancialmente no entendimento dos saberes da docência, à medida que enxerga a importância da leitura crítica como instrumento de emancipação humana e profissional.

Referência(s)