
A EDUCAÇÃO ALIMENTAR COMO ARTE CULINÁRIA: ALIMENTAÇÃO, GÊNERO E SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA (NATAL, 1914-1945)
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18223/hiscult.v9i2.3305
ISSN2238-6270
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO objetivo desse artigo é identificar as práticas discursivas e não-discursivas acerca da educação alimentar produzidas pela Escola Doméstica que visavam educar os sentidos e sensibilidades das futuras “donas de casa” formadas pela escola. Essa instituição de ensino doméstico foi inaugurada em 1914 na cidade do Natal no Rio Grande do Norte. Visto que, nesse período, surgiu a defesa da educação alimentar nas escolas em conjunto de diversas iniciativas políticas de intervenção desse espaço. Sendo as mulheres o principal objeto desses discursos que atribuíam a elas e a sua educação principal meio para promover essas transformações. Portanto, esses discursos visavam a produção de novas práticas alimentares a partir da educação dos sentidos e das sensibilidades promovendo novos modos de subjetivação.
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