Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GÊNEROS TEXTUAIS EM VIDEOLIBRAS: UM ESTUDO DE ASPECTOS COMPOSICIONAIS

2020; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.48075/rt.v16i39.23705

ISSN

1981-4674

Autores

Jonatas Rodrigues Medeiros, Sueli Fernandes,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um estudo inicial de aspectos composicionais que caracterizam gêneros textuais sinalizados, registrados em vídeo, que circulam na internet. A produção de dados empíricos da investigação seguiu pressupostos da pesquisa netnográfica, com levantamento de vídeos sinalizados em páginas na internet, demarcados por esferas de circulação na vida cotidiana e páginas institucionais. A produção técnico-material e o uso de recursos verbais e não-verbais foram as categorias que nortearam a análise metodológica deste estudo. Como resultados, apontamos o caráter recorrente de elementos composicionais que articulam recursos verbais e não-verbais na estrutura dos gêneros sinalizados, demandando etapas da pré-sinalização, da gravação do texto e da pós-sinalização, o que remete ao caráter intencional e planejado da articulação entre a dimensão linguística a dimensão visual produção de gêneros textuais em videolibras.Recebido em: 01-12-2019Revisões requeridas em: 04-05-2020Aceito em:21-05-2020REFERÊNCIAS:AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Cadernos da Escola de Comunicação, v. 1, n. 6, 2017ARAÚJO. A.D. gêneros textuais acadêmicos: reflexões sobre metodologias de investigação. Rev. de Letras - N0. 26 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2004BAKHTIN, M. M. ([1952-1953]). Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal.6 ed. São Paulo: Editora. WMF Martins Fontes, 2011BARRETO, A.G; Preservation of Sign Language (Veditz, 1913): uma leitura das Normas Surdas de Tradução para América Latina. In SILVA, Anderson Almeida da; ALBRES, Neiva de Aquino, RUSSO, Ângela (org.). Diálogos em estudos da tradução e interpretação de língua de sinais 1.ed. – Curitiba: Editora Prismas, 2016BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, n. 2, p. 43-66, 2013.DELMAR, A.S.M. Conto e Reconto de histórias na Educação Infantil: o uso de estratégias visuais no letramento da criança surda. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Nacional de Educação de Surdas Departamento de Ensino Superior Curso Bilíngue de Pedagogia. Rio de Janeiro. 2016LÉVY, PIERRE. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999MARCUSCHI, A.L. A Questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV – V.1 N. 1, João Pessoa, Out./2003, 9-40MARQUES, R.R; OLIVEIRA, J.S. A normatização de artigos acadêmicos em Libras e sua relevância como instrumento de constituição de corpus de referência para tradutores. In: Anais. Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 3, 2012.ROJO, Roxane. Gênero do discursos e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MUER, J.L; BONINI. A; MOTTA-ROTH, D [orgs.] Gêneros teorias, métodos, debates. São Paulo: ParábolasSEGALA, R.R; QUADROS, RM. Tradução intermodal, intersemiótica e interlinguística de textos escritos em português para a libras oral. Cad. Trad., Florianópolis, v.35, n° especial, p.354-386, jul-dez, 2015SILVA, Rodrigo Custódio. Gêneros emergentes em Libras da esfera acadêmica: a prova como foco de análise. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.FERNANDES, S; MEDEIROS. J.R. Contribuições ao letramento acadêmico de estudantes surdos no ensino superior. CADERNO ABRALIN EM CENA. Maceio-AL, 2016.FERNANDES, S. MEDEIROS. J.R. Tradução de libras no ensino superior: contribuições ao letramento acadêmico de estudantes surdos na Universidade Federal do Paraná. Revista Arqueiro. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro, JAN/JUN 2017.FERNANDES, S. MEDEIROS. J.R. Libras e arte: manifestações verbovisuais de artefatos culturais da comunidade surda. REVISTA ESPAÇO. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de Janeiro, 2020 (no prelo). FERNANDES, S; MEDEIROS. J,R. SANTOS. R.L. Tradução em videolibras: uma contribuição para a inclusão de estudantes surdos do ensino superior. In: LEITE.L.P; MARTINS.S.E.S e VILLELA.L.M Recursos de acessibilidade aplicados ao ensino superior. (org.). 2 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, SP, 2017

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