
A NARRADORA ESTÁ ENTRE NÓS: O FIAR DA NARRATIVA NOS CONTOS-RELATOS DE INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES (2011)
2019; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/1982-0836.2019.v23.29198
ISSN1982-0836
AutoresJuliana Cristina Costa, Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA partir das considerações feitas por Walter Benjamin acerca do narrador moderno e no que constitui uma boa narrativa, este artigo busca analisar como a narradora de Insubmissas lágrimas de mulheres (2011), de Conceição Evaristo, é representada. Através de uma análise panorâmica dos contos que constituem a obra, é possível perceber que a construção narrativa se dá pelo entrecruzamento do real com o ficcional e a narradora se coloca como uma ouvinte de histórias que buscam evidenciar as experiências de mulheres a qual se identifica. Palavras-chave: Walter Benjamin. Literatura negra brasileira. Narrativa. Referências ADORNO, Theodor W. Notas de literatura. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: 34, 2012. AUDRE, Lorde. Transformação do silêncio em linguagem em ação. Disponível em http://www.geledes.org.br/a-transformacao-do-silencio-em-linguagem-e- acao/#gs.8EBVThc. Acesso em: 03 fev. 2017. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012. EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011. ______. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face – mesa de escritoras convidadas do X Seminário Nacional Mulher e Literatura, I Seminário Internacional Mulher e Literatura/UFB, 2003. HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991. THOMPSON. John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação. Petrópolis: Vozes, 1995.
Referência(s)