Artigo Produção Nacional

Nas páginas da Revista Campanha Nacional de Educação Rural/CNER: “Professoras Missioneiras”, entre a formação e a missão

2018; Volume: 8; Issue: 24 Linguagem: Português

10.30612/eduf.v8i24.10514

ISSN

2237-258X

Autores

Nilce Vieira Campos Ferreira, Cleicinéia Oliveira de Souza,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Um dos objetivos da Campanha Nacional de Educacao Rural – CNER era capacitar e/ou formar professoras/professores para atuar nas zonas rurais com o intuito de melhoria da educacao e das instalacoes escolares rurais com uma concepcao explicita de civilizar o homem do campo. Segundo aqueles que estavam a frente da CNER, docentes que atuavam no meio rural mostravam-se incapazes de prover uma mudanca de mentalidade ou de promover educacao de qualidade para os campesinos. Medidas como: missoes rurais, difusao de outros modos de cultura, uso de recursos de ensino como o cinema, organizacao de centros regionais de formacao e treinamento de docentes e tecnicos que atendessem a uma pretensa educacao de base, entre outros meios de aculturacao das comunidades rurais foram utilizadas pela CNER para educar a populacao rural. A campanha desconsiderava assim, tanto se considerarmos a historia da organizacao do ensino, do funcionamento das escolas, dos recursos destinados a instrucao publica quanto a formacao de docentes, o interesse dos ruricolas, bem como tudo o que se referia ao atendimento da educacao rural. Nosso interesse pela tematica decorre dessa contradicao entre a importância desempenhada pela campanha empreendida pela CNER e a formacao de professoras/professores para a atuacao no Brasil rural dos anos de 1952 quando a CNER foi implantada a 1963 quando a campanha foi extinta.

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