Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma forma lúdica de relacionar Poesia e Ciência

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i11.9720

ISSN

2525-3409

Autores

Vanderlúcia Cristina Alvarenga Costa, Natan Kelles de Oliveira Alves, Fabio Silva Vasconcelos, Solange Duarte Alvarenga, Viviany Geraldo, Márcio Tsuyoshi Yasuda, Evandro Augusto de Morais,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo explora a poesia de poemas de Carlos Drummond de Andrade como aliada no ensino de ciências e surgiu da parceria entre o Memorial Carlos Drummond de Andrade da cidade de Itabira-MG e o grupo de educação tutorial Conexões de Saberes em Física e Popularização da Ciência da Unifei-Itabira. O trabalho consistiu na interpretação e contextualização do rico vocabulário dos poemas e na exposição de experimentos científicos relacionados a trechos do poema à uma plateia formada por alunos e professores de escolas da cidade e região. A proposta do trabalho estimulou a interação dos alunos e a compreensão de fenômenos científicos de maneira lúdica. Ressaltam-se os resultados positivos associados à interdisciplinaridade entre ciências e literatura, ao estímulo à cultura local e à experimentação, ensinada de forma prazerosa, o que facilita o aprendizado. Esses resultados reforçam a importância de Arte e Ciência (Física) como linguagem para o desenvolvimento cultural da sociedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX