
Creative Economy, Cinema and Tourism: a study about the movie "Os Xeretas” in the city of Castro/ Paraná – Brazil
2020; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21680/2357-8211.2021v9n1id20709
ISSN2357-8211
AutoresDébora Gonçalves Alencar, Marina Lima dos Santos, Rodrigo Guissoni,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoOs setores que correspondem às indústrias criativas, como o audiovisual, contribuem para as atividades turísticas. Este artigo apresenta uma relação direta entre esses setores por meio da imagem, da comunicação com o mercado, para estabelecer através da criatividade as relações entre o cinema (como a produção cinematográfica) e o cenário (como o destino turístico), além de fornecer novos recursos para a localidade, servir como exemplo ou modelo a ser seguido por outros destinos-cenário. Este artigo tem uma abordagem qualitativa e descritiva. Para entender o desempenho entre turismo e cinema, cujos elementos atribuem novos aspectos econômicos, sociais e culturais a um local após a produção do filme, esta pesquisa apresenta um estudo de caso do filme "Os Xeretas" (2001) gravado na cidade de Castro, estado de São Paulo. do Paraná - Brasil. Como resultado, houve a identificação de oportunidades para a cidade, como o incentivo ao desenvolvimento local, por meio do envolvimento entre pessoas, produtos e ambientes criativos entendidos como aspectos favoráveis à promoção do turismo. Palavras-chave: Turismo. Cinema. Indústria Criativa. Desenvolvimento Local. Paraná - Brasil.
Referência(s)