Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34024/olhares.2020.v8.11161

ISSN

2317-7853

Autores

Acreciana de Sousa Melo, Adelaide Alves Dias, Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Raimunda Queiroz Rêgo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Contar, ouvir e recontar histórias serve a diversos propósitos, especialmente à formação intelectual, psicológica, linguística e cultural do ser humano. Este artigo versa sobre a contação de histórias, sobretudo, como uma estratégia favorável às interações e ao desenvolvimento linguístico da criança. Tem como objetivo compreender como a contação de histórias viabiliza interações e o desenvolvimento linguístico das crianças, evidenciando sua importância nas práticas escolares. A pesquisa foi realizada em quatro turmas de 1o ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Miguel-RN. Baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento entrevistas semi-estruturadas com as quatro professoras, bem como a observação não participante de quatro sessões de contações de histórias em forma de teatro, desenvolvidas nas referidas turmas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE Micaelense, um Programa de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte que visa estimular o gosto e o prazer pela leitura. Os resultados indicam que a contação de histórias contribui de forma significativa para o processo de interação e desenvolvimento da competência linguística das crianças, além de despertar a imaginação criadora através da capacidade de ouvir, participar, recontar e se expressar. Conclui-se que esta arte configura-se, portanto, uma importante estratégia de mediação e estímulo frente ao processo formativo das crianças.

Referência(s)