Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Metodologias ativas na Pós-Graduação: relato de caso da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2020.v15.11446

ISSN

1981-1764

Autores

Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima, Alessandra Gomes Marques Pacheco, Elâine Maria Santos Ribeiro,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A aprendizagem invertida é uma metodologia ativa que possibilita a construção de conhecimentos de forma significativa e rompe barreiras físicas, geográficas e temporais. Nesse relato de caso visamos descrever a inversão da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade e aprendizagem baseada em projeto. A organização da disciplina foi feita seguindo o Guia para Utilização da Aprendizagem Invertida no Ensino Superior, de Robert Talbert. A experiência com a aprendizagem invertida, pactuada por docentes e discentes do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental e viabilizada por tecnologias de informação e comunicação, foi exitosa frente ao desafio educacional enfrentado no contexto da pandemia causada pela Covid-19.

Referência(s)