Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise do Comportamento Aplicada à Análise de Jogo no Futebol

2020; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18761/pac.2020.v11.n2.06

ISSN

2177-3548

Autores

Gustavo D. Moreira, Jonas Gamba, Felipe Arruda Moura, Sílvia Regina de Souza,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Investigaram-se os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo e os resultados obtidos com tais jogadas em treinos, amistosos e jogos competitivos. Participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional. As jogadas ensaiadas foram categorizadas como A, B, C, D ou improvisada, dependendo da posição dos jogadores em campo de acordo com o modelo fornecido pelo treinador. As verbalizações do treinador nos treinos foram gravadas. Verificou-se que os escanteios foram trabalhados em jogo coletivo e que quanto mais próximo do período competitivo, maior a porcentagem de treinos com escanteio. O ensino das jogadas se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais. Houve aumento do número de jogadas improvisadas com a proximidade da competição e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treinos, amistosos e jogos. Para a equipe titular e reserva, a jogada improvisada e a jogada A apresentaram melhores índices em finalizações no gol e gols, respectivamente. Os resultados foram discutidos apontando-se parâmetros para orientar possíveis intervenções utilizadas por treinadores no ensino de jogadas ensaiadas.

Referência(s)