
Memorial Solano Trindade: sentidos da relação escola/comunidade no cotidiano da formação docente
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 6; Linguagem: Português
10.20888/ridpher.v6i00.14843
ISSN2447-746X
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNo presente artigo, serão apresentados os fundamentos para a criação do Memorial Solano Trindade, localizado dentro de uma escola pública de Ensino Fundamental do município de São Paulo. Trata-se de um centro destinado à guarda, preservação e divulgação de documentos significativos para a história do bairro, da escola e de seu patrono, contribuindo para o sentimento de pertencimento por parte dos sujeitos que ocupam esses espaços. Ele foi idealizado a partir de projetos de pesquisa e extensão que visaram a ampliação da relação escola/comunidade local e o conhecimento de suas memórias e histórias, bem como a articulação desse trabalho com o processo de formação de professores. Será contado ao leitor o começo das nossas atividades, em meio a considerações sobre o conceito de memória articuladas à discussão sobre a relevância da presença do acervo na instituição escolar.
Referência(s)