Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cordões e Canboulay Bands

2020; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 46; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1980-864x.2020.3.33507

ISSN

1980-864X

Autores

Eric Brasil,

Tópico(s)

Colonialism, slavery, and trade

Resumo

Este artigo pretende analisar de forma transnacional performances negras carnavalescas dos cordões e das canboulay bands nas cidades de Rio de Janeiro, Brasil, e Port-of-Spain, Trindad e Tobago, no período Pós Abolição. Pretende-se compreender as estratégias coletivas de sujeitos negros para construir espaços de autonomia e reivindicar e ocupar espaços públicos em contextos de hegemonia de visões racializadas e racistas. Essa perspectiva comparativa nos permite refletir sobre o Pós-Abolição como problema histórico Atlântico, aproximando o Caribe e o Atlântico Sul. Para tanto, utilizaremos fontes primárias de arquivos no Rio de Janeiro e em Londres, especialmente documentação policial e governamental, no National Archives, e no Arquivo Nacional do Brasil, e periódicos, arquivados na British Library e na Biblioteca Nacional. Concluímos que os sujeitos criadores dos cordões e canboulay bands produziram performances negras dissidentes e comunicaram a públicos amplos e variados identidades que conjugavam práticas afro americanas e expressões de resistência aos ataques de forças públicas, ao passo que reforçavam sua humanidade frente a estereótipos sobre o ser negro no Pós-Abolição nas Américas, seja em contexto colonial seja em uma república independente.

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